Toda
criança, em algum momento da infância, irá passar por uma fase onde a
seletividade alimentar estará presente. Alguns casos podem ser mais marcantes
outros menos, o importante é ter paciência, e não deixar de oferecer novos
alimentos aos pequenos.
Daí vem
a importância de se fazer uma boa introdução alimentar, com alimentos naturais
e variando sempre a oferta. Quanto maior for a memória alimentar formada na
fase de introdução dos alimentos, menor será a seletividade da criança. Esse
também é um dos motivos para se respeitar as idades para a introdução de cada
alimento, como exemplo o sal após 1 ano e o açúcar somente após os 2 anos de
idade. Lembre-se sempre que nesta idade não é a criança que vai até a cozinha
pegar um alimento para consumir, são seus pais e/ou responsáveis que fazem a
escolha por elas e, com isso, somos responsáveis pela formação desta memória
alimentar.
É fato
de que quanto maior nossas crianças vão ficando se tornam mais curiosos para
experimentar coisas novas, e aí vem a nossa parte, ou melhor, o nosso exemplo.
Nossos filhos são, e sempre serão o nosso espelho. E na alimentação não é
diferente.
Aqui em
casa estamos entrando nesta fase. Bê, que sempre aceitou uma boa variedade de
frutas e legumes, hoje já seleciona aquilo que quer comer. Frutas se resume em
apenas banana, mamão, manga e, de vez em quando, aceita uma laranja ou
mexerica. Nos legumes ainda caminhamos bem, sem muita recusa. Na verdade a
considero “boa de garfo”, se alimenta muito bem durante o almoço e o jantar.
O que fazemos
para que isto aconteça? Na verdade acredito que boa parte vem com o que ela vê
em casa. Melhoramos, e muito, nossa alimentação após a introdução alimentar da
Bê. Procuramos fazer boas escolhas no supermercado, manter um bom estoque de
frutas e legumes em casa para que as refeições sejam variadas e nutritivas.
Sempre
que possível consumo alimentos que ela não aceita em sua frente e ofereço para
que ela possa experimentar, caso tenha vontade. No jantar também colocamos a
mesa opções que ela aceita e outras que não aceita tanto, sempre explorando
este contato visual e, quem sabe, a curiosidade em provar um novo alimento.
Uma boa
dica é permitir que a criança participe do preparo das refeições. Dependendo da
idade, ela pode também auxiliar no planejamento do cardápio da semana. Isso dá
uma importância para as vontades da criança, ela aprende que existe um processo
para preparar uma refeição e desperta o interesse pelos alimentos.
Lembrando
que essa atividade pode ser iniciada em qualquer idade.
Nunca é
tarde para estimular bons hábitos!!!
Beijo
grande!!!
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