quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Propriedades do Manjericão



Hoje vamos falar um pouco sobre o manjericão, tempero famoso por seu sabor e aroma inconfundíveis. Esta planta tem folhas rugosas, finamente dentadas e ovaladas, seu caule é ereto e ramificado e a planta pode medir até 50 cm. Comumente apresentam na parte superior flores brancas.

Uma das vantagens é que o manjericão cresce abundantemente em vasos ou com o plantio em solo. O importante é que a planta receba sol de 6 a 8 horas por dia.
Dentre suas propriedades nutricionais, possui níveis impressionantes de vitamina C (cerca de 51,4 mcg por cada 100g). Com isso é considerado um antioxidante natural por combater os radicais livres, além de reforçar o sistema imune, é antiviral e acelera a cicatrização de feridas.

Também apresenta quantidades significativas de vitamina A, luteína, betacaroteno, criptoxantina e de xhanthis. Os três últimos potentes contra o envelhecimento da pele e contra doenças que possam atacar a pele. A vitamina A também é necessária para manter a saúde das membranas mucosas. A presença conjunta de vitamina A e betacaroteno é conhecida pela proteção que dão ao pulmão e à cavidade oral contra o câncer. 



O manjericão é uma das melhores fontes de vitamina K, responsável pela construção da massa óssea e da manutenção da saúde da pele. Alguns estudos dizem que seu consumo limita os danos neurais no cérebro, fazendo com que a vitamina K seja relevante no tratamento da Doença de Alzheimer. Outros nutrientes também presentes são o manganês, zinco, ferro, cálcio, potássio, cobre, fibras, folatos, riboflavina e tiamina.

Para aproveitar tantos nutrientes, pode-se usar esta erva diariamente como tempero, lembrando de adicioná-la ao final das preparações para que não haja perda de suas propriedades naturais.

 
Até mais!!!

*Imagem utilizada de fonte externa. Caso seja o fotógrafo ou agenciador da imagem fotográfica, possua os direitos da imagem e não deseja vê-la veiculada neste canal, favor entrar em contato que será prontamente atendido.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Propriedades do Orégano



Como já abordamos em um post anterior, as ervas, quando adicionadas às preparações, conferem um sabor todo especial ao alimento. O orégano em especial, é muito usado como temperos em saladas, pizzas e molhos, sempre acompanhados do azeite. Quando deixado “descansando” no frasco do azeite extra virgem, suas propriedades são melhores aproveitadas.

O orégano é um excelente antioxidante, já que possui ácido fenólico e flavonoides, além de propriedades antimicrobianas que faz com que ele seja um conservante natural dos alimentos. O óleo de orégano é composto por carvacrol, timol, terpenos, ácido rosmarínico, além de outras substâncias benéficas, incluindo flavonoides, magnésio, cálcio, zinco, ferro, potássio, cobre, boro, manganês, vitaminas A, C, E e niacina.


Dentre os benefícios já comprovados, estão o alto poder antioxidante devido ao ácido fenólico e flavonóides, auxiliando no combate ao envelhecimento precoce; a atividade antibacteriana e anti-inflamatória pela presença do ácido rosmarínico; atuação como conservante de alimentos e como um alimento que auxilia no controle da diabetes.

Ainda acredita-se que o orégano atua na indigestão, diarréia, cólicas menstruais e dor de dentes, porém estes benefícios não possuem comprovação científica. 

Para que suas propriedades nutricionais possam ser melhor aproveitadas, use o orégano como tempero, chá ou acrescente ao suco de couve.


Até mais!!!


*Imagem utilizada de fonte externa. Caso seja o fotógrafo ou agenciador da imagem fotográfica, possua os direitos da imagem e não deseja vê-la veiculada neste canal, favor entrar em contato que será prontamente atendido.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Sorvete de Banana



Que o calor chegou com tudo, todos já perceberam... E nada melhor que uma sobremesa bem refrescante para amenizar a temperatura. Melhor ainda seria se houvesse uma opção saudável para se deliciar. 

Depois de ver (e ouvir) diversas receitas de sorvete usando a banana como base, resolvi testar... E não é que deu certo!!! Fiz a minha versão com sabor de morango e resolvi compartilhar com vocês essa delícia.

Para começar, coloque no freezer 4 bananas maduras e 8 morangos já limpos. Depois que as frutas estiverem bem congeladas, bata a banana no processador até ficar na consistência de um creme. Acrescente 1 copo de iogurte natural (pode ser o desnatado) e o morango também congelado e bata até que incorpore ao creme de banana. Coloque num recipiente e volte para o freezer para tomar a forma de um sorvete. Depois é só servir.



Fácil, não é?!?! Você pode substituir os morangos pela fruta de sua preferência. Serve como sobremesa de um almoço entre amigos ou como lanche da tarde.

Experimente!!!

Até mais!!!