quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sal de Ervas



Assim como conversamos na semana passada, o sal de ervas também é uma ótima opção para quem está em busca de um substituto para o sal de mesa. Além de diminuir a quantidade de sal consumido, você pode aproveitar o benefício que as ervas trazem.

Auxiliando na redução do consumo de sódio e diminuindo a retenção de líquidos, cada erva traz um nutriente diferente.

O orégano possui alto poder antioxidante devido ao ácido fenólico e flavonoides, é antibacteriano e anti-inflamatório e atua como conservante de alimentos. O manjericão apresenta níveis elevados de vitamina C, combatendo os radicais livres, reforçando o sistema imunológico e atuando como antiviral e cicatrizante de feridas. Já o alecrim é muito utilizado no tratamento de problemas digestivos e dores de cabeça.




Uma mistura muito fácil é 20g de alecrim desidratado, 20g de manjericão desidratado, 20g de orégano desidratado e 20g de sal marinho. Bata tudo no liquidificador, coloque num potinho e substitua o sal de mesa por essa misturinha.

Seus pratos ficarão muito saborosos e mais saudáveis.


Até mais!!!


*Imagem utilizada de fonte externa. Caso seja o fotógrafo ou agenciador da imagem fotográfica, possua os direitos da imagem e não deseja vê-la veiculada neste canal, favor entrar em contato que será prontamente atendido.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Substituindo o sal de mesa



Hoje em dia se fala muito na importância de controlar o consumo de sódio nos alimentos e reduzir o uso do sal nas preparações. A indústria alimentícia tem-se adaptado a essa nova busca dos consumidores e já conseguimos encontrar nas prateleiras dos supermercados diversos produtos com teor de sódio reduzido. Mesmo assim é necessário saber ler o rótulo desses alimentos para ter certeza daquilo que está comprando.  Mas este assunto fica para um próximo momento.

O que vim falar é sobre uma boa opção para quem quer substituir o sal das preparações feitas em casa, sem perder o sabor dos alimentos: o gersal.

Este produto tem sido cada vez mais disseminado entre pessoas adeptas de uma alimentação equilibrada, que se preocupam em reduzir o consumo de sal. 

O gersal nada mais é do que uma mistura de gergelim e sal – como o próprio nome diz – e pode ser facilmente preparado em casa. 



Para fazer a mistura você precisa de 2 colheres de sopa de semente de gergelim (pode ser da cor que preferir) e 1 pitada de sal.

Aqueça levemente o gergelim numa panela antiaderente até que comece a liberar o óleo da semente. Triture no liquidificador e junte o sal. Coloque num potinho de sua preferência e substitua o sal de mesa.

Quem preferir pode polvilhar a própria semente do gergelim em saladas, frutas ou qualquer outra preparação.

Além de dar sabor às preparações, o gergelim é rico em cálcio, potássio, vitamina E e ácidos graxos insaturados, atuando como antioxidante e auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Faça a sua versão e experimente! Na próxima semana trarei outra opção de substituto para o sal de mesa.

Até mais!!!


*Imagem utilizada de fonte externa. Caso seja o fotógrafo ou agenciador da imagem fotográfica, possua os direitos da imagem e não deseja vê-la veiculada neste canal, favor entrar em contato que será prontamente atendido.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Bolo de Coco



Estava com uma vontade imensa de comer um bolo de coco. Eis que busquei entre minhas receitinhas algo que fosse rápido e fácil de fazer e fui para a cozinha matar essa vontade. Claro que fiz várias adaptações na receita original sem saber no que ia dar. E não é que ficou bom!!! Experimente em casa... e faça suas adaptações se sentir necessidade.

Para preparar este bolo você vai precisar de:
2 ovos,
1 colheres de sopa de Margarina,
1 ½ xícara de chá de Açúcar.
2 xícaras de chá de Farinha de Trigo (usei 1 de farinha normal e 1 de farinha integral),
1 colher de sobremesa de Fermento em Pó,
½ xícara de chá de Leite de Coco,
½ xícara de chá de Leite desnatado.

Antes de começar a preparar, escolha a fôrma que irá usar, unte e enfarinhe. Lembrando que essa receita rende um bolo pequeno. Se família for grande você pode dobrar a receita. Coloque no liquidificador os ovos, a margarina, o leite de coco, o leite desnatado e bata até obter uma massa homogênea. Acrescente o açúcar e bata um pouco mais. Depois a farinha e o fermento peneirados e bata até que incorpore a massa. Se a massa ficar “pesada”, incorpore os ingredientes secos à mão ou na batedeira. Depois de pronto, despeje a massa na assadeira e leve para assar em forno médio, previamente aquecido.



Pra ficar ainda mais gostoso, depois de assado, fiz um furinhos com o garfo, molhei o bolo com o restante de leite de coco que sobrou da garrafinha e coloquei coco ralado por cima.

Hummm!!! É de dar água na boca né...



Experimente!!!

Até mais!!!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Água Saborizada



Como no último post abordamos sobre a importância do consumo de água, hoje vim aqui dar uma dica para aquelas pessoas que não são muito familiarizadas com o seu consumo. 

A fim de intensificar o consumo de água e aproveitar seus benefícios, uma boa tática é colocar pedaços de frutas ou ervas de sua preferência para transferir um sabor todo especial à bebida.

Durante o verão, sou adepta do preparo de cubos de gelo com fatias de limão, hortelã ou laranja. O tamanho dos pedaços irá variar conforme o tipo da fôrma de gelo que será usada. Assim, quando vou para o computador ou sento no sofá para ver TV, carrego comigo um copo cheio de água, acrescentado de pedras de gelo com sabor. Conforme o gelo vai derretendo, o sabor na água vai se intensificando.




O que é legal é que somado aos benefícios do consumo da água, você também aproveita os nutrientes das frutas e/ou ervas que usar. Além disso, a água saborizada pode ser uma boa substituição aos sucos e refrigerantes. Principalmente para aquelas pessoas que são adeptas à alimentação balanceada, já que o teor calórico é muito baixo.

Então escolha a fruta de sua preferência e faça o teste.

Até mais!!!

*Imagem utilizada de fonte externa. Caso seja o fotógrafo ou agenciador da imagem fotográfica, possua os direitos da imagem e não deseja vê-la veiculada neste canal, favor entrar em contato que será prontamente atendido.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Água: um bem natural


Um dos assuntos mais falados hoje em dia é em relação à falta de chuva e água e a probabilidade desse bem natural acabar em breve, pois parte da população já sofre com isso. Assim acho importante relembrarmos as funções que a água desempenha em nosso organismo.

Já se sabe que a água é parte principal do corpo humano, sendo responsável por 2/3 do peso corpóreo total. Além disto, ela desempenha papel de fundamental importância como auxiliar na manutenção da temperatura corporal, realizar o transporte de nutrientes para as células e transportar produtos de excreção para fora do organismo, através da urina, respiração ou suor.

O consumo diário de água deve ser de 2 litros, mas esta quantidade pode variar dependendo da constituição física, do nível de atividade e da umidade do ar. Precisa-se lembrar que o corpo humano perde quantidade significativa de água diariamente e essa quantia precisa ser reposta pela ingestão para que não aconteça prejuízo das atividades do corpo.




Distribuir a quantidade de água a ser ingerida ao longo do dia é a melhor maneira para obter um consumo eficaz, evitando sempre o consumo próximo aos horários de refeições para que não haja prejuízo na absorção de nutrientes.

Uma maneira fácil e prática de descobrir se seu corpo está bem hidratado é observando a coloração da urina. Quando a urina é eliminada em grandes quantidades e sua coloração é clara significa que a quantidade de água ingerida está sendo suficiente. Mas se a urina está escura e é eliminada em pequenas quantidades é porque precisa aumentar o volume de água ingerida.



Agora que já se sabe um pouco mais sobre a importância do consumo de água, cuide desse bem precioso que a natureza nos oferece e tenha uma vida mais equilibrada...


Até mais!!!


*Imagem utilizada de fonte externa. Caso seja o fotógrafo ou agenciador da imagem fotográfica, possua os direitos da imagem e não deseja vê-la veiculada neste canal, favor entrar em contato que será prontamente atendido.